DOENÇAS QUE AFETAM OS VIGILANTES

29/11/2013 10:16

 

 

As principais doenças – A jornada exaustiva dos vigilantes 12x36 , trabalhando em pé ocasiona as doenças ocupacionais, ou seja, doenças atribuidas no exercício da atividade profisisonal , doenças como: Alterações no Metabolismo (perda ou ganho de peso); dores no pescoço; dores nos membros inferiores; complicações renais; varizes; doenças renais; insônia; problemas psicológicos (estresse e pânico) são muito comuns. 

Pesquisadores revelam que alterações no metabolismo, perda ou ganho de peso, dores no pescoço e nos membros inferiores, varizes e complicações renais são alguns dos problemas de saúde que atingem os profissionais de segurança, segundo a pesquisa realizada em Minas Gerais. Os resultados mostraram que muitos vigilantes permanecem em pé durante um expediente de 12 horas, utilizando coturnos desconfortáveis e, às vezes, sem realizar as 36 horas de descanso necessárias após cada turno. Ainda que eles descansem, não consideram a jornada positiva. Durante as entrevistas verbais, eles dizem que o calçado parece uma ferradura. Além disso, há problemas na composição da equipe: os gestores revezam os funcionários entre os setores sem aviso prévio.

 

 

 NO ESTADO DO CEARÁ

Somente este ano, 8 vigilantes foram vítimas da insegurança no ambiente de trabalho. 81 ataques a banco foram registrados no Ceará neste ano – e 32 ataques, com uso de explosivos. 

Os vigilantes estão sendo o alvo dos bandidos. Para o comandante do 5º BPM, coronel Francisco Souto, um dos fatores para os crescentes ataques à vigilantes é a grande quantidade de armas de fogo que estão sendo apreendidas pela Polícia, em poder de criminosos. "Os bandidos estão com dificuldades para conseguir armas para praticar crimes. Infelizmente, os vigilantes são alvo em potencial, principalmente quando trabalham sozinhos. Eles precisam ser cautelosos, porque não estão isentos da violência", falou o coronel.