NOVEMBRO AZUL - PREVINA-SE!

04/11/2013 16:03

Este mês é consagrado à prevenção. Entidades, associações sindicais e trabalhadores em geral comemoram o “Novembro Azul”. A iniciativa marca a campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata.

Segundo a Secretaria de Saúde, são 55 mil novos casos da doença a cada ano no país. Em 2012, o DF registrou 800 casos de pacientes com câncer de próstata tratados na rede pública, sendo que 128 morreram.

O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

De acordo com o instituto, mais da metade dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Na maioria dos casos, o tumor cresce lentamente, não dando sinais e nem ameaçando a saúde do homem. Por isso, o instituto alerta a importância de que o exame seja feito o quanto antes para que a doença, quando detectada, tenha mais chance de cura.

A direção do Sindvigilantes apoia o Novembro Azul. Previna-se!