MARCHA NACIONAL DOS VIGILANTES EM PROL DOS 30% DE RISCO DE VIDA

28/10/2010 13:07

Prezados Companheiros,

Os vigilantes Cearenses, profissionais em segurança privada, estiveram realizando nos dias 18 e 19, do mês de agosto 2009, em Brasília, a 2a MARCHA NACIONAL DOS VIGILANTES EM PROL DOS 30% DE RISCO DE VIDA. foi um momento de reflexões acerca do Brasil, das dificuldades e perspectivas dos trabalhadores, em especial dos mais de 1 milhão e 700 mil vigilantes e as contribuições desta categoria para a vida, a cidadania, por emprego, respeito, dignidade e por um país mais justo.


No dia-a-dia, nós, vigilantes brasileiros, enfrentamos seja enquanto profissionais ou seja como cidadãos, a realidade da violência social no cumprimento do dever de defender vidas e patrimônios, pagando, muitas das vezes, com a sua própria vida.

Os lucros e benefícios que a prestação de serviço, especialmente na segurança privada, propicia a alguns poucos são visíveis nos “castelos” e outros sinais explícitos, compreensíveis pela extrema desproporção entre o que cobra uma empresa de segurança por um vigilante e o que paga a este trabalhador, em média, quatro ou cinco vezes menos é o que recebe um profissional de segurança privada.

Enquanto isto o trabalhador ainda luta por direitos básicos, elementares, a exemplos: uma aposentadoria especial e o pagamento de um adicional pela atividade periculosa ou de risco, tal qual o Congresso brasileiro propiciou mais recentemente aos trabalhadores carteiros e bombeiros civis.

Na Câmara dos Deputados tramita o PL 4436/2008 da Senadora Serys Slhessarenko e o PL 1033/2003, da Deputada Vanessa Grazziotin, que se aprovados pelos Senhores e Senhoras parlamentares, instituirão o adicional de periculosidade para os vigilantes. De igual forma, tramita no Senado o PL nº 387/2008 do Senador Paulo Paim instituindo o direito a aposentadoria Especial para os Vigilantes, mas sabemos que para que estes Projetos sejam aprovados faz-se necessária a nossa mobilização.

Desta forma, passaremos a seguir informações quanto à organização do nosso movimento nestes dias:
- A Confederação Nacional dos Vigilantes arcou com as despesas de hospedagem (diária do dia 18) e alimentação (café, almoço e jantar) de todos os participantes. os vigilantes cearenses chegaram dia 18/08/09 e seu retorno para o dia 19/08/09 após as 18hs. 
Ainda estamos na luta até o dia de hoje em busca desta realidade. 30% de risco de vida já!